quarta-feira, maio 17, 2006

Credibilidade no Fundo do Poço

Ouvi ontem no Rádio, pela manhã, que a maior parte das notícias que ouvimos antes de ontem não passaram de boatos criados pela comunicação sem credibilidade que assombra nosso arcabouço de notícias. Mais precisamente, essas supostas “notícias” que alguns sites colocavam na Internet ou ouvíamos pelo boca-a-boca típico do caos não tinham valor de verdade algum. Ouvi também que na “guerra” que passamos nesses três dias, o governo também perdeu a guerra da comunicação por não se pronunciarem de maneira adequada, com o intuito de acalmar os nervos da sociedade.

Saiu na Veja dessa semana uma pesquisa encomendada em nove países para saber se a população acreditava mais no governo ou na mídia. O resultado não foge da nossa realidade:na média, a população tende a acreditar mais na mídia que no governo e em relação ao nosso país, não é diferente (estamos falando de notícias).

Não me assombra o fato de que neste país a mídia tenha mais credibilidade que o governo, já que o segundo não tem ética suficiente para ter, pelo menos, um mínimo de credibilidade. Um governo que é responsável pelo maior desvio de dinheiro público já visto e que não tomou nenhuma atitude sensata para castigar os agentes responsáveis não teria um aval positivo da sociedade. Credibilidade esta diretamente relacionado a confiança e ética. Como pode a política ter credibilidade por aqui? A segunda-feira caótica que passamos comprovou que nossa sociedade acredita piamente em quase tudo que a mídia coloca, mesmo que não contenha veracidade alguma.

Voltando a pesquisa, não fiquei espantado quando vi que países como a Inglaterra e a Alemanha têm índices de confiança no governo maior que o índice de confiança na mídia. Apesar de um passado e um presente um tanto quanto discutíveis (Escândalos na gestão de Tony Blair), esses países são caracterizados por uma transparência muito maior e de informações muito mais precisas que as do nosso governo. Além disso, as leis são capazes de punir agentes do governo responsáveis por corrupção. Ao mesmo tempo, a cobrança feita pela população é muito mais forte e mais eficiente do que a nossa. Para ter credibilidade, é preciso também ser transparente e maduro.

Nossa política está longe de alcançar a transparência e muito mais longe de consolidar a ética. Ao mesmo tempo, nossa população não esta engajada em atuar de maneira pró-ativa para modificar as regras do jogo do nosso governo. Desta maneira, a credibilidade esta fadada a ser fraca nos três poderes e a mídia vai continuar tendo um certo controle sobre nossas escolhas, se aproveitando nos momentos em que a informação é totalmente heterogênea para ganhar a audiência e a confiança do público quando não existe um outro alicerce para que a população se firme.
Abraço a todos e bom final de semana!

5 comentários:

Anônimo disse...

Sobre essa questão, vale pensar se a baixíssima escolaridade da população tenha algo a ver com a história.Audiência despreparada intelectualmente é audiência crédula.
Não que a impunidade vergonhosa e desmedida não dê sua contribuição importantíssima para a desconfiança no governo...

Anônimo disse...

A roubalheira começou nesse governo? Que piada!!! Em algum dos anteriores teve algum caso quenão desse em pizza? Mais outra piada!
A mídia não inventa, mas concentra! Taí o perigo! Mas uma pesquisa da Veja e apontando a mídia como merecedora de maior credibilidade é meio suspeito... Aliás, duas vezes suspeito!
POde parecer idiota, mas prefiro continuar sem saber no que acreditar! Mas com certeza na Veja é que não vai ser!
Um abraço lego!
Seu blog ficou muito legal! Parabens!

Anônimo disse...

Aliás, uma pergunta que nçao quer calar... Quando foi que política teve alguma rcedibilidade nesse país?

Anônimo disse...

Oi Chico, eu concordo com suas conclusões, apenas não acredito que o seu raciocínio seja o mais correto!
Pelo que tenho lido da Ana Luiza, me parece sr uma pessoa muito inteligente, pq escrever aqui depois dela se torna mais do mesmo!
Dar mais credibilidade à mídia do que ao governo é um reflexo de uma sociedade iletrada como a nossa.
Tá certo que vc não diz que a roubalheira começou nesse governo, aliás, eu esperava beeem mais desse, que deixou muito a desejar não apenas pela inércia como pela incoerencia com seu discurso político, mas suas críticas são dirigidas a esse governo de forma implícita sim.
Mas tudo bem, os governos anteriores tinham a façanha de agradar pelos menos alguns grupos. O governo atual conserguiu desagradar a todos os grupos! Incrível isso!

Joel Pinheiro disse...

Concordo com você, Ana. O baixo nível de educação deixa todo mundo crédulo.

Mas há algo mais grave ainda: o que em nosso país se considera "alto nível" de educação acaba tornando as pessoas ainda mais crédulas. Quem sabe esse é um bom tema para um artigo posterior?