quinta-feira, outubro 05, 2006

A diferença entre Geraldo e Lula

Muitas pessoas, ao saberem que votarei no Geraldo, me perguntam se eu realmente acho que existe um abismo de diferenças entre os dois. Como aprendiz de economista que sou, respondo que depende.

E de fato, depende. Depende de qual área estamos falando. Se tomarmos como base os governos FHC e o governo Lula, veremos que, no âmbito econômico, os dois se assemelham muito. Ambos beberam da mesma fonte no que diz respeito à política econômica adotada, empurrando com a barriga as reformas que de fato fariam o país entrar em uma rota de crescimento sustentável.

Acredito que, caso eleito, Geraldo e seu governo apresentarão uma melhor capacidade administrativa, darão alguns passos importantes e até realizarão algumas reformas menores e, certamente, alcançarão níveis de crescimento superiores aos que vem sendo observados. Mas não acredito que vá ser o Geraldo que dará um “jeito” no país. Creio que nossa economia necessite de muito mais do que um “choque de gestão” para poder crescer. São necessárias reformas importantes como a previdenciária, a trabalhista, a tributária entre tantas outras. E acho que assim como Lula, o candidato tucano não conseguirá angariar capital político para tanto.

Sendo assim, apesar de possuir uma certa superioridade nesse quesito, podemos dizer que o Alckmin não é lá tão diferente do Lula, e acredito que em termos econômicos seu governo não seria muito diferente. Assim como ocorre na questão do posicionamento político, já que ambos são candidatos assumidamente esquerdistas e de partidos esquerdistas. Ou seja, não é o posicionamento político e econômico que faz com que o Alckmin seja tão melhor que Lula aos meus olhos.

O que, então, de fato diferencia Alckmin e o PSDB do Lula e do PT? Um simples fato: o respeito à democracia e a ética. Nesses quatro anos de Lula tivemos todo tipo de ocorrência que denotam claramente a tendência totalitarista de nosso presidente e seu partido. Mensalão, dossiê-gate, grampos telefônicos, e toda aquela infinidade de bandidagens que nos acostumamos a ouvir.

Não vou afirmar que a corrupção e a falta de ética são exclusividades do governo petista, seria um tanto leviano de minha parte. Corrupção, de fato, sempre existiu no Brasil e no mundo, não só na política quanto em qualquer atividade humana. O ‘X’ da questão é o tratamento dado à mesma.

No governo Lula, a corrupção tornou-se generalizada e o modo de governar. A falta de ética tornou-se um requisito obrigatório para manutenção do poder aos olhos dos petistas, que não fazem a menor cerimônia para adotá-la, a mando do próprio Lula. Eles não conhecem limites e já demonstraram que estão dispostos a fazer qualquer coisa para se manter no poder. Desde a compra de votos, do congresso e da população, até a fabricação de falsas evidências e o uso da PF como instrumento político, de espionagem e acusação. Se alguém duvida disso, é só contar nos dedos quantos da alta cúpula petista saíram ilesos dos escândalos ocorridos. Até o Lula consegue. Usando a mão esquerda, ainda por cima. Todos foram tão longe em suas safadezas que , ao estourarem os escândalos, nem a famosa camaradagem petista conseguiu salvá-los.

Há aqueles que ainda tentam defender o modo de governar petista, dizendo que não fizeram nada que nunca tenha sido feito antes. Acusam o governo FHC de irregularidades e dizem que só porque é com o PT tudo é amplificado. Não defenderei o PSDB aqui, mas o fato é que apesar de terem surgido algumas denúncias, pouca coisa foi provada e nada de grande magnitude e envolvendo a alta cúpula do governo tucano, ao contrário do que tem ocorrido com os petistas. Se realmente ocorriam fatos semelhantes na época, por que a oposição (PT) não fez nada?

Por fim, temos na pessoa de Geraldo Alckmin alguém, até agora pelo menos, acima de qualquer suspeita no quesito corrupção. Uma longa carreira política, ocupando cargos importantes e uma reputação ilibada. Uma pessoa ponderada, com uma boa formação intelectual e valores morais mais sólidos. E como a tendência de uma pessoa honesta é cercar-se de pessoas também honestas, temos motivos o bastante para crer que um eventual governo “Alckmista” venha a ser bem mais honesto que o atual.

3 comentários:

Joel Pinheiro disse...

Como eu vejo as coisas, tanto Alckmin como Lula levarão o Brasil na mesma direção. Uma direção muito má.
Mas Alckmin o fará de forma mais lenta, e quem sabe até consiga passar algumas reformas benéficas.
Além disso, como você bem diz, ele tem ao menos condições éticas d exercer a presidência, coisa que falta a Lula.

Anônimo disse...

Realmente não vejo muitas diferenças nas prováveis conduções de politicas economicas. O ponto relevante é: votar no Lula é consentir com o rumo que a ética politica vem seguindo.

r.ihara disse...

Você fala como se o Alckmin representasse o PSDB.
Quanta inocência...