sábado, março 15, 2008

Duas novidades quentes na Internet

A primeira novidade diz respeito diretamente a mim. Já foi ao ar o site do Instituto de Formação e Educação (IFE), do qual eu e o Luiz Felipe (membro inativo deste blog) fazemos parte. Nosso intuito? Criar, ou ao menos alimentar, uma cultura acadêmica de alto nível no Brasil. Temos dois projetos já em andamento: a revista de humanidades Dicta & Contradicta, que será lançada em breve, e alguns cursos ministrados no Universo do Conhecimento, em São Paulo. Quem valoriza o saber e o pensamento humano, e especialmente o patrimônio intelectual construído por nossa civilização ao longo de sua história, compareça.

Ao dizer que visamos criar uma cultura acadêmica no país, não desmerecemos os resultados das universidades nacionais. Apenas constatamos a existência de lacunas na formação humana dos estudantes brasileiros, que esperamos ajudar a remediar, por meio do debate intelectual e da troca de idéias.

O site do Instituto, com as informações sobre os cursos, é http://www.ife.org.br/

A segunda notícia, essa sem relação comigo, é o lançamento da versão brasileira do site do Instituto Mises. O site Mises.org é a melhor fonte de artigos sobre economia na Internet, bem como de livros online sobre a escola austríaca de economia. A versão brasileira, integralmente em português, é uma grande adição para os internautas nacionais.

Só espero que o site consiga manter uma distância analítica de certas posturas dos autores americanos que em nada contribuem para o conhecimento sério. Um exemplo é o artigo traduzido do Llewellyn Rockwell (que tem ótimos textos, por sinal), que começa com a seguinte afirmação: "A história da Escola Austríaca começa no século XV, quando os seguidores de São Tomás de Aquino, que escreviam e lecionavam na Universidade de Salamanca, na Espanha, procuraram entender e explicar toda a completa extensão da ação humana e da organização social."

Bem que eu gostaria que a Escola Austríaca tivesse começado com São Tomás de Aquino! Mas o fato é que ela data do fim do século XIX, e a ligação dela com o pensamento tomista, embora válida, é muitíssimo indireta. Os primeiros austríacos provavelmente nem sabiam da existência da escola de Salamanca. Bom, isso são detalhes.

Espero que o site brasileiro foque-se mais na produção de novos textos do que apenas na tradução dos americanos! E que tenham sucesso em educar o povo brasileiro nessa disciplina negligenciada e vilipendiada que é a economia!

O site do Mises Brasil é http://www.mises.org.br/

Nenhum comentário: