quarta-feira, setembro 26, 2007

Uma pedra tão pesada que nem mesmo Deus pode levantá-la

Pode Deus criar uma pedra tão pesada que nem Ele consiga levantar? Se Ele puder, então terá criado uma pedra que não consegue levantar, e portanto não é onipotente. Se não puder, então há algo que Ele não pode criar, e portanto não é onipotente. E como Deus é, por definição, onipotente, Deus não existe.

Esse argumento é surpreendentemente popular, e conta com muitas versões (até mesmo nos Simpsons: "um burrito tão quente que nem Deus seria capaz de comer"). A maioria das pessoas não o leva a sério; parece ser mais uma brincadeira. Mas, ainda assim, tentar responder a esse argumento nos leva a considerar questões importantes sobre o que é a onipotência, sobre a linguagem e sobre a realidade das coisas. A brincadeira torna-se uma boa oportunidade para considerarmos coisas mais sérias.

O grande problema do argumento está na pedra: uma pedra “tão pesada que nem Deus possa levantá-la”. Deus é onipotente. Isso significa que, qualquer que seja o peso de uma pedra, Ele pode levantá-la. Portanto, é correto dizer, de toda e qualquer pedra, que ela pode ser levantada por Deus. Isso é uma propriedade que pode ser atribuída a todas as pedras.

Assim, falar em uma pedra tão pesada que nem Deus possa levantá-la é falar de uma pedra que, ao mesmo tempo, pode e não pode ser levantada por Deus. Isso é, obviamente, uma contradição.

Um ser cuja definição contenha uma contradição não pode existir. Mais do que isso: ele não pode sequer ser pensado. Uma pedra a qual Deus não possa levantar é equivalente a um solteiro casado ou a um círculo quadrado. Não existem, nem podem existir, sequer como pensamentos, pois envolvem em si noções contraditórias, que não podem ser unidas. As expressões “solteiro casado” e “pedra que nem Deus pode levantar” apenas parecem se referir a algo, mas não passam de seqüências de sons sem sentido algum. “Pedra que nem Deus pode levantar” e um ruído incoerente qualquer, digamos “m%kle#dè”, significam a mesma coisa: absolutamente nada.

Pode Deus, então, criar a tal pedra? Não. Isso significa alguma limitação de seu poder? Não, pois essa suposta pedra revelou-se, após uma análise um pouco mais profunda, não ser nada. O que significa ser onipotente? Ter em si, plenamente realizadas, todas as potências. Em outras palavras: poder fazer tudo. O fato é que a “pedra que não pode ser levantada por Deus” não faz parte do “tudo”, do conjunto dos seres; é nada, conjunto-vazio.

Portanto, Deus não pode criar tal "pedra", mas isso em nada fere sua onipotência. Logo, é perfeitamente possível sustentar que Deus seja onipotente. Portanto, o argumento falha em provar que Deus, onipotente, não existe.

12 comentários:

Julio disse...

Belos parágrafos, Joel; aonde você comprou essa clareza? :)

Joel Pinheiro disse...

Haha, obrigado pelo elogio, Júlio! Tenho sua opinião em alta conta!

Julio disse...

Eu é que agradeço; seu estilo - e o do Adriano, a propósito - são bons exemplos para mim..

Anônimo disse...

Oi joel o seu ponto de vista e a forma como vc se refere a Deus com "Ele" sempre com E maiúsculo revelam que vc parte de um ponto de vista cristão, de alguém que crê firmemente na sua existência e autoridade.
Sabe, eu voltei toda hora noseu artigo para poder dar conta do seu raciocínio e apesar de ter compreendido sua idéia principal, teve momentos que sua argumentação não parecia clara.
Em todo caso, eu parei de e questionar sobre Deus. Independente de qualquer coisa, a vida e as dificuldades são muito mas fáceis de serem superadas quando cremos que temos ao nosso lado uma força onipotente e que nos ama incondicionalmente.
É uma força de sustentação muito grande e que é muito válido.
O que cada um faz da sua fé ou deixa de fazer é complicado demais. Mas o que me deixa de saco cheio é aquela pessoa que não acredita ou que acredita em algo diferente que nosso ponto de vista e errado eo dele é o correto.
Os ateus militantes são um ótimo exemplo. ôoo gente chata que se acha mais esclarecida só pq optou por não acreditar na existencia de Deus!

Anônimo disse...

Corrigindo: Mas o que me deixa de saco cheio é aquela pessoa que não acredita ou que acredita em algo diferente e fica o tempo todo tentando discutir e convencer as pessoas que nosso ponto de vista é errado e o dele é o correto.
Muita gente fala que o cristão é altamente intolerante. Mas os outros tbm são intolerantes demais.

negoailso disse...

Ele poderia construir uma pedra que ninguém conseguisse levantar; daí seria suficiente para afirmar: "ah, nem Eu consigo", afinal Ele está MUITO preocupado em agradar aos homens, e, se deve criar uma coisa que faça a maioria pensar que é outra, sendo que ssa maioria quer mesmo acreditar que é outra, Ele a criará. Mais ou menos assim: um ateuzinho diz: "olhem, ele não consegue levantar a pedra, logo não é onipotente"; daí Ele diz: "ah, mas esta pedra é uma amostra de Minha capacidade superior"; em seguida, os fiéis apedrejam o ateuzinho, para o bom grado dEle.

Mas fica uma dúvida cristã: e Jesus, conseguiria levantar a pedra?

Joel Pinheiro disse...

Em poucas palavras: sim, Jesus conseguiria levantar qualquer pedra, se assim o quisesse. Não em virtude de sua natureza humana, que era igual à nossa, mas sim em virtude de sua natureza divina.

Assim, da mesma forma que realizou inúmeros milagres, poderia ter realizado quaisquer outros.

Anônimo disse...

Você analisa a questão da pedra do ponto de vista católico, como se já houvesse a certeza de que deus é onipotente, quando essa é a prórpia pergunta. Não faz sentido usar o argumento da pedra se antes mesmo de fazer a análise você já considera que deus é onipotente. Portanto, sua argumentação está equivocada. Você deveriá fazê-la de modo neutro.

Joel Pinheiro disse...

Anônimo, o argumento inicial visa mostrar que o conceito de onipotência é paradoxal, logicamente impossível.

Para provar que isso não é verdade, É ÓBVIO que temos que supor que Deus é onipotente e mostrar que nenhuma contradição decorre dessa suposição.

Eu não estou querendo provar que Deus é ou não é onipotente. Quero mostrar que não há contradição nenhuma, paradoxo nenhum, em se afirmar que Deus é onipotente.

RPG Cristão disse...

Muito bem Escrito Joel.
Mas só para acrescentar uma coisa.
A onipotência de Deus não é limitada pela lógica humana. É Ele mesmo que limita o seu poder absoluto. A qualidade do que é ilimitado só encontra limitação em si mesmo. Ou seja somente Deus pode limitar seu próprio poder, mas isso seria um ato relacionado à Sua vontade e soberania, não à Sua onipotência.

H3llton disse...

Olá. Boa noite.

Achei teu raciocínio bem simples, o que dá brecha pra uma briga de lados iguais, no qual depende do ponto de vista.

Pense; se Deus pode fazer tudo, mas que seja dentro do campo lógico(seu ex refuta: "solteiro casado"), logo ele não pode transcender a lógica. E pelo que imaginamos ele também deve deter ciência do lógico e do não lógico.

Abraço!

Anônimo disse...

Deus não pode Criar essa pedra, porque não há pedra que não possa ser levantada por ele!
além do que, se ele o fizesse seria um Deus burro, tendo em vista que ninguém apresenta provas contra si mesmo,
é questão de pensar, voce apresentaria uma prova que te colocasse na cadeia eu acho que não, nem Deus>.>