terça-feira, maio 01, 2007

"Não gosto desse papa. Ele é muito conservador!"

Algumas frases se popularizam e são repetidas universalmente, sem que ninguém saiba muito bem o que significam e nem como foram parar em sua mente. Isso é certamente o caso com a opinião que muitos têm sobre o papa. “Não gosto dele. É muito conservador!” – já ouvi isso de muitas pessoas, inclusive de pessoas boas e de quem gosto. Mas de onde tiraram isso? E o que querem dizer?

Dificilmente alguém que “não goste do papa por ele ser muito conservador” leu alguma coisa que Bento XVI escreveu. No máximo viu a capa da Veja na época de sua eleição ao papado, e se lembra vagamente de um certo discurso proferido em Ratisbona que ofendeu alguns muçulmanos. “Retrógrado, reacionário, fascista!” Isso mais expressa um sentimento sobre o papa do que descreve o pensamento real dele, do qual nunca se aproximaram e nem têm o interesse de fazê-lo (afinal, para quê se aproximar de algo tão obviamente reacionário?).

Sobre um ponto não há dúvida: o papa acredita e defende aquilo que ensina a Fé católica. Assim, ele desaprova o aborto, o homossexualismo e a camisinha, acredita na importância absoluta de Cristo para o ser humano, acredita que após a morte seremos julgados com base em nossa vida, etc. Podemos, portanto, chamá-lo de “conservador”, se com isso quisermos dizer apenas que ele partilha, e representa oficialmente em seu cargo, tais crenças. Mas por que isso deveria nos levar à conclusão de que ele é mau? Afinal, o juízo negativo que se faz do papa traz como nota principal a idéia de que ele, ao defender suas crenças, é uma espécie de arqui-vilão, um Darth Vader do mundo real.

Diferentemente de João Paulo II, que acreditava nas mesmas coisas mas era essencialmente bom, Bento XVI é mau. Não se tem a menor dúvida: ele não tem motivos bons para acreditar no que acredita; ele o faz apenas porque quer empurrar a humanidade para uma nova era de escuridão e de sofrimento. Como poderia haver argumentos contra a camisinha? O que ele quer é acabar com a diversão da rapaziada, e suas posições só podem ser expressão de um profundo ódio por tudo o que há de humano e espontâneo na sociedade moderna.

Essa caricatura acima desenhada é mais ou menos como muita gente vê o papa, ainda que não perceba. Ela foi criada por gente que sabia muito bem o que estava fazendo, mas a maioria dos que partilham dela simplesmente nunca pensou muito no assunto. Nunca pensou que, talvez, as crenças defendidas e representadas pelo papa tenham razão de ser; talvez elas não sejam uma mera expressão de irracionalidade e ódio pelo bem-estar humano. Tenho certeza de que se alguém ler honestamente a encíclica “Deus Caritas Est” ou o discurso do papa em Ratisbona, perderá qualquer impressão de “conservadorismo maléfico” que associe à imagem de Bento XVI.

Também não nos esqueçamos de que aquilo que Bento XVI crê, representa e defende não é de forma alguma mera opinião pessoal dele. Pelo contrário, é o corpo de crenças e valores que, gostemos ou não, constituiu o principal alicerce para o nascimento e desenvolvimento de nossa civilização. Um não-católico não acreditará, obviamente, no caráter divino do cargo do papa; ainda assim, é obrigado a reconhecer que a instituição que ele comanda, e aquilo que ela ensina, foi absolutamente essencial para a formação da sociedade na qual vive, e portanto é parte indispensável de sua própria história. Descartar o que o papa tem a dizer baseado em preconceitos sem base é, além de um ato desonesto contra um homem que defende abertamente seu ponto de vista, cortar fora a ligação com o nosso próprio passado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Joel, como alguém que sofre do vício,concordo que muitas pessoas emitem opiniões, especialmente ligadas à religião, sem ter muito embasamento ou conhecimento de causa.
Posso dizer que, nas vezes que me dei o trabalho de ler sobre assuntos relacionados ao catolicismo, me surpreendi, negativamente, com a minha falta de conhecimento e, positivamente, com a lógica por trás da crença.
Entretanto, nada do que li até hoje foi capaz de me fazer acreditar de verdade no que prega o Papa.

Ah, e, parabéns pelos artigos. Muito bem escritos, como sempre.
beijos
Gabi

Thomas H. Kang disse...

Joel,

Valeu por visitar meu blog. Pelas suas críticas, logo vi que não és um defensor do mainstream na ciência econômica. Não foi uma surpresa ver que gostas da escola austríaca.

Quanto ao papa, concordo em geral com o que você escreveu. Não sou um dos que demoniza Joseph Ratzinger. Como luterano, espero que ele avance no diálogo ecumênico de forma positiva. De fato, não concordo com diversos dogmas católico-romanos (em princípio, porque não sou muito fã do Tomás de Aquino, meu xará, mas tenho poucas leituras a respeito), mas respeito muito os católicos romanos, muitos dos quais são amigos que valorizo muito.

Abraço!

Thomas H. Kang disse...

Ah...

E, de fato, nunca li Mises. Corrija-me sempre que for necessário. No entanto, ainda penso que os princípios têm um papel bem mais preponderante para a metodologia austríaca do que as conseqüências. Isso não é necessariamente um defeito, mas é a impressão que tenho.

Agradeço futuras colaborações e boa ANPEC pra vc!

José Carlos disse...

Mamãe me deu muita papa enquanto criança, posteriormente, adulto, como agora sou, preciso do verdadeiro alimento que é Cristo " O Pão da Vida (não biológica), mas Eterna.