quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O Aquecimento Global e o Fim do Mundo

Muito tem se falado sobre o aquecimento global nos últimos tempos. Até que mesmo que o homem parasse hoje de emitir gás carbônico demorariam mais de 100 anos para que tudo voltasse à normalidade. O alarmismo tomou conta da grande mídia e, agora, não é raro ver toda espécie de meio de comunicação mostrando como o ser humano é maligno, depredando e destruindo a mãe natureza. Entre a população já há um sentimento generalizado de desespero, que pouco a pouco, já começa a se disseminar entre os governantes, virando um perigoso discurso político.

É preciso ter cuidado. Primeiro porque ainda existem muitas divergências quanto aos reais efeitos do aquecimento global e sua intensidade. Há quem diga que eles podem ser bem menores do que andam pintando por ai. Segundo, porque nesses ambientes de calamidade pública surge espaço para a ação de oportunistas e aproveitadores em geral.

Já é comum ao redor do globo políticos que adotam o discurso do aquecimento global e da preservação da natureza, de como devemos combater os poluentes e nos preocupar com o fim do mundo e de como é culpa dos outros o deplorável estado para o qual nosso planeta caminha. Nada serve melhor aos autoritários do que esse ambiente de calamidade pública. Conhecemos bem a história do líder quer surge pra salvar o país das diversas ameaças que o colocam em perigo. Evitar o fim do mundo, uma nobre escusa para todo tipo de tirania.

Há, também, aqueles grandes protetores da Mãe Natureza, que de maneira mais radical sugerem que voltemos à era pré-industrial! Quanto tempo levará para que esses ecologistas radicais, sustentados pelo frenesi antiaquecimento, comecem a atacar fábricas que considerem poluidoras, usinas termoelétricas e poços de petróleo? Não muito eu imagino. Afinal, o mundo esta pra acabar, se eles demorarem muito vão acabar não aparecendo na foto.

Enfim, é necessário, claro, que tenhamos mais cuidado com nosso planeta. Obviamente que ele não pode suportar indefinidamente toda carga de poluição a que o sujeitamos. Porém, não se pode deixar que o alarmismo tome conta. Ele só serve aos propósitos de gente mal intencionada e oportunista que certamente, como sempre aconteceu ao longo de toda a história da humanidade, explorará o medo das pessoas em benéfico próprio. Além disso, é preciso colocar as coisas na balança. Quais serão os reais efeitos do aquecimento, o que teremos que fazer para combatê-lo? Vale a pena? Apesar da clara degradação trazida ao nosso planeta, os avanços da humanidade trouxeram uma melhoria de bem estar gigantesca para todas pessoas de todos países. O mais pobre dos pobres de hoje vive melhor que o mais rico dos ricos de ontem. Devemos abrir mão de parte desse bem estar em prol da preservação da natureza? Essas perguntas certamente não podem ser respondidas sem a devida reflexão.

E, por pior que seja a situação, não se esqueçam que muita gente já previu o fim do mundo, fosse por falta de comida ou por alguma peste. Nossa presença aqui mostra o tamanho de seus erros. A engenhosidade do ser humano em lidar com as adversidades não deve nunca ser subestimada.

9 comentários:

Joel Pinheiro disse...

Imagine as regiões gélidas da Sibéria tornando-se próprias para o cultivo!
A groenlândia convertendo-se em selva tropical.
Índices pluviométricos batendo novos recordes, de modo que a falta d'água torne-se coisa do passado!

Quem sabe o aquecimento global acabe sendo bom para a humanidade...

Anônimo disse...

Há, também, aqueles grandes protetores da Mãe Natureza, que de maneira mais radical sugerem que voltemos à era pré-industrial! Quanto tempo levará para que esses ecologistas radicais, sustentados pelo frenesi antiaquecimento, comecem a atacar fábricas que considerem poluidoras, usinas termoelétricas e poços de petróleo? Não muito eu imagino. Afinal, o mundo esta pra acabar, se eles demorarem muito vão acabar não aparecendo na foto.

Well... há um defensor das baleias que comete atentados contra baleeiros. Parece que já afundou um barco, mas não tenho certeza.

Anônimo disse...

Nos Estados Unidos, surge o eco-terrorismo. São grupos radicais dispostos a tudo em defesa da natureza. Tanto radicais quanto pacifistas tiveram um motivo a mais para se preocupar, esta semana: um estudo americano comprova que a temperatura do planeta subiu mais um grau e é a maior da história da civilização.

Mais, aqui.

Anônimo disse...

haha Joel, seu comentário foi ótimo.

Você viram o Roda-viva a respeito do tema?

Anônimo disse...

voce também explora o tema. ô texto mesquinho, superficial. Parece redação de colégio.

Anônimo disse...

Há quem diga que eles podem ser bem menores do que andam pintando por ai.


ha quem diga que pode ser pior tambem. sabe o conceito de conservação ambiental? se vc não conhece a extensão do dano, não continue.

Joel Pinheiro disse...

Leitores desse texto, sugiro que continuem a leitura e discussão aqui:

http://tavista.blogspot.com/2007/08/aquecimento-global-finalidades-sombrias.html

Anônimo disse...

Os cientistas já estão alarmando á respeito do meio ambiente, há alguns anos, contudo somente agora esse tema ganhou amplitude internacional e tornou-se alvo de reflexão; incomodando “pessoas acomodadas” que dispõem de uma vida repleta de qualidade.
Porém esse assunto resgata a definição do termo “qualidade de vida”, pois como sabemos os efeitos das mudanças climáticas, já estão ocorrendo em alguns países; e qualquer pessoa, até as que obtêm pouco conhecimento, consegue entender que os cientistas não estão se precipitando ao defender suas previsões; alguns desses efeitos são: Chuvas mais fortes e incertas em algumas regiões, em outras a seca será mais severa que a habitual, isso irá representar terras menos produtivas e consequentemente fome; os ciclones e os furacões ganharão mais velocidade e, portanto mais força; e muitas espécies serão extintas. Com todas essas perdas e sofrimento, onde estará escondido o bem estar e a qualidade de vida? E acalme-se! Pois os grandes protetores da mãe natureza só irão fechar fábricas e usinas termoelétricas, se a lei estiver ao lado deles, caso contrário, elas permanecerão intactas. De qualquer forma, a poluição será controlada, pois as empresas estão aderindo á ferramentas sofisticadas para esse controle; uma delas é a eco-eficiência que visa diminuir gastos desnecessários de energia, tratar resíduos, reduzir emissão de poluentes, etc.; essa parceria é boa para o meio ambiente e boa para a empresa, pois ela ganha destaque no mercado. Portanto não temos que voltar á era pré-industrial, pois o uso da produção mais limpa é o que existe de mais novo no mundo dos negócios.
E quanto à foto... Obrigada pelo convite, mas prefiro contribuir com a sociedade, de forma anônima.

- Técnica em Meio Ambiente

Anônimo disse...

Eu acho que já esta na hora de abrirmos os olhos e ver que o mundo está caindo na nossa frente! E não é só por causa de empresas que emitem gases poluentes! é por causa de nós! Quando jogamos um lixo no chão achamos "um não vai fazer a diferença" mas imagine se toda a humanidade pensar assim? viveríamos em um mundo completamente cheio que lixo nas ruas!Hoje não pode se dizer que fabricam coisas de qualidade! As fabricas fabricam coisas de má qualidade para consumirmos mais e assim produzimos mais lixo! As vezes nem é porque está estragado que jogamos fora alguma coisa é por simplesmente ter uma nova versão daquilo! Antigamente fazia coisas que duravam muitos e muitos anos! TODOS nós temos culpa do que está acontecendo com o planeta! Todos querem dinheiro! Mas o que adianta ter o dinheiro se você vai morrer em uma catástrofe da natureza? CHEGA DE ACHAR QUE OS CIENTISTAS SÃO LOUCOS. TA NA HORA DE AGIR! NA VERDADE JÁ É TARDE!!