terça-feira, dezembro 12, 2006

Breve introdução à Hipótese de Mercado Eficiente (HME)

O texto de hoje e o meu próximo tratarão de dois conceitos recorrentemente abordados em trabalhos de Finanças, e que, para leitores não familiarizados com a área, podem gerar confusões. Serão exploradas a noção de eficiência dos mercados e, em seguida, a definição da taxa livre de risco, buscando o esclarecimento de tais idéias.

O número de investidores ativos ou indiretos, que se envolvem com o mercado financeiro através de fundos, tem aumentado no Brasil nos últimos anos e, assim, o interesse por trabalhos que elucidem o seu funcionamento tem crescido. O jargão financeiro, contudo, pode desencorajar essa busca por conhecimento e oportunidades. Explicarei algumas noções simples, mas fundamentais para a teoria na qual esses trabalhos se baseiam, começando pela eficiência dos mercados.

A idéia de mercados eficientes é uma hipótese na qual se baseiam diversos modelos financeiros e, apesar de difícil de ser sustentada teoricamente e empiricamente ("anomalias do mercado"), é essencial para o entendimento do mercado financeiro.

Um mercado é considerado eficiente quando os preços dos ativos reproduzem plenamente a informação disponível e refletem novas informações de forma precisa e imediata. Mercados eficientes são frequentemente confundidos com mercados perfeitos, mas, ao contrário da eficiência, a perfeição implica ausência de fricções como custos de transação ou impostos.

A eficiência é fruto da racionalidade dos agentes e da competição. Os agentes, baseados num entendimento correto do processo de criação de valor, formulam suas expectativas de preços fazendo o melhor uso da informação disponível e, assim, a refletem de forma precisa nos preços. A competição garante que novas informações sejam reproduzidas imediatamente nos preços, uma vez que os participantes do mercado estão a procura de oportunidades de lucro e prontos a analisar toda essas informações.

As avaliações irracionais, por serem descorrelacionadas, se anulam e caso investidores apresentem o mesmo comportamento irracional suas influências nos preços são eliminadas pelos especuladores racionais.

Como consequência da eficiência os preços mudam apenas quando os valores intrínsecos mudam, quando algum acontecimento altera a previsão do valor presente dos fluxos de caixa futuros. Deste modo, as variações de preços são aleatórias, pois o fluxo de informações é aleatório.

Contudo, como os investidores desviam da racionalidade (moda, etc.) e a competição nem sempre é plena, diversos níveis de eficiência são observados nos mercados. Assim, é possível que, por exemplo, análises fundamentalistas (que utilizam dados econômicos e contábeis) e até análises técnicas (dados de mercado) tenham alguma capacidade de prever preços futuros.

6 comentários:

Anônimo disse...

Brunno,
A unica recomendação que eu colocaria no seu texto é a seguinte: Para o público leigo, nao coloque uma abreviação (no seu titulo) de algo que voce nem disse o que é ainda....As pessoas mais habituadas ao assunto conseguem saber o que significa, mas cuidado....

Anônimo disse...

Era exatamente o que eu ia perguntar, já me desculpando por ser leiga: o que é HME?

Anônimo disse...

Hipotese de Mercado Eficiente

Joel Pinheiro disse...

Realmente, Brunno, acho que para quem nunca ouviu falar do assunto faltaram algumas explicações de conceitos mais básicos.

Mesmo a diferença entre análise técnica e fundamentalista, creio que quem já não sabia o que era continua sem ter muita idéia.

Mas mais importante que isso, a meu ver faltou algum tipo de posicionamento seu sobre o assunto. Afinal, o que você tem a dizer sobre essa hipótese de mercado eficiente? Ela deve ser utilizada, traz ganhos para quem pensa com base nela, ou traz apenas prejuízos e uma idéia errada de como funciona o mercado?

r.ihara disse...

E?

Anônimo disse...

ola!!

acho q vc deveria ter dado um exemplo ..sobre a eficiencia .. para clarear o entedimento como:

suponhamos q vc sabia q a cada trescv dias D3 .. uma açao cai .. automaticamento por vc ter essa informaçao vc e o resto do mercado vai vende ela no dia 2 D2 pois vc sabe q no dia tres ela vai cair . .entao automaticamente a ação que cai no dia 3 D3 passa cair no dia 2 D2. sendo assim a teoria afirma que o mercado naum tem memoria e que fatos do passado naum interfere em fatos futuros.

mas achei legal o que escreveu.

se quiser add no msn larissa_filth@hotmail.com